O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_at%C3%B3mica"atómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono (o carbono ocorre de forma natural no minério de ferro) dá-se origem a várias formas de aço.O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial de metal. É indispensável devido ao seu baixo preço e dureza, especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios. O aço é a liga metálica de ferro mais conhecida, sendo este o seu uso mais freqüente. É considerado aço uma liga metálica de ferro que contém menos de 2% de carbono; se a porcentagem é maior recebe a denominação de ferro fundido
O aço inoxidável é uma liga de ferro e crômio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
O aço inoxidável foi descoberto por Harry HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Harry_Brearley&action=edit&redlink=1"Brearley (1871-1948), que começou a trabalhar como operário numa produtora de aço com a idade de 12 anos, na sua terra natal, Sheffield (Inglaterra).
Em 1912, Harry começou a investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metálica que apresentasse uma resistência maior ao desgaste que ocorria no interior dos canos das armas de fogo como resultado do calor liberado pelos gases.
Os aços inoxidáveis são utilizados principalmente para cinco tipos de mercados:
Eletrodomésticos: Grandes eletrodomésticos e pequenos utensílios domésticos.
Automóveis: produção de peças para veículos como, por exemplo, escapamentos. Construção: edifícios e mobiliários,
Indústria: alimentação, produtos químicos e petróleo.
Setor de Serviços: fachadas e placas de sinalização visual.
No nosso seguimento o aço inoxidável é mais utilizado em corrimãos guarda-corpos e móveis, existem vários tipos de composição de aço inox a mais utilizada é o AISI 304, lembrando que o aço inox é resistente a oxidação e não imune. Em regiões litorâneas que sofrem constantes ações de maresias o mais recomendado é o AISI 316 utilizado geralmente em embarcações.
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons ) com massa HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_at%C3%B3mica"atómica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduz sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
Tanto na Grécia como na Roma antigas se empregava a pedra-ume (do latim alūmen ), um sal duplo de alumínio e potássio, como mordente em tinturaria e adstringente em medicina, uso ainda em vigor.Geralmente é dado a Friedrich HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Woehler"Wöhler o reconhecimento do isolamento do alumínio, fato que ocorreu em 1827, apesar de o metal ter sido obtido impuro alguns anos antes pelo físico e químico Hans Christian HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_%C3%98rsted"Ørsted.Em 1807, Humphrey Davy propôs o nome aluminum para este metal ainda não descoberto. Mais tarde resolveu-se trocar o nome para aluminium por coerência com a maioria dos outros nomes latinos dos elementos, que usam o sufixo -ium. Desta maneira ocorreu a derivação dos nomes atuais dos elementos em outros idiomas. Entretanto, nos Estados Unidos, com o tempo se popularizou a outra forma, hoje admitida também pela IUPAC.
O alumínio é o utilizado nestes principais mercados:
Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros.
Embalagens: Papel-alumínio, latas, embalagens Tetra HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetra_Pak"Pak e outras.
Construção civil: Janelas, portas, divisórias, grades e outros.
Bens de uso: Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.
Transmissão elétrica: Ainda que a condutibilidade elétrica do alumínio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmissão elétricas é compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distância entre as torres de transmissão.
No nosso seguimento usamos o alumínio em janelas, portas, corrimãos e guarda-corpos. Em placas ele é muito utilizado em fachadas, percolados e quiosques metálicos.
Você está fazendo uma liquidação de final de ano ou uma promoção semanal especial? Anuncie aqui para atrair clientes que estejam atrás de uma boa oferta.